Após a Uefa anunciar que dará prosseguimento ao processo disciplinar contra Real Madrid, Barcelona e Juventus pela criação da Superliga Europeia, o jornalista Isaac Fouto, revelou durante o programa ‘El Partidazo’, que a entidade pretende excluir os três clubes das próximas edições da Champions League, além de aplicar uma forte sanção econômica.
O Lei em Campo já conversou com especialistas sobre a possibilidade da Uefa excluir os clubes de suas competições.
“Na sequência de uma investigação levada a cabo pelos inspetores de ética e disciplina da Uefa em relação ao projeto denominado ‘Super League’, foi aberto um processo disciplinar contra o Real Madrid CF, FC Barcelona e Juventus FC por uma possível violação do quadro jurídico da UEFA. Mais informações serão fornecidas em devido tempo”, disse a Uefa em comunicado publicado nesta terça-feira (25).
Ceferin, presidente da Uefa, ameaçou várias vezes com punições severas os clubes que não abandonassem publicamente o projeto da Superliga.
De acordo com a entidade, após uma severa análise, ficou determinado que os três clubes ultrapassaram os limites com o regulamento da competição exclusiva para apenas algumas equipes do futebol europeu. Originalmente, 12 clubes faziam parte da Superliga, mas diante da forte pressão de torcedores e entidades esportivas, os seis ingleses (Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal e Tottenham), um espanhol (Atlético de Madrid) e dois italianos (Milan e Inter de Milão) resolveram desistir da ideia.
Em caso de punição da Uefa, os três clubes poderão tentar reverter a situação na Corte Arbitral do Esporte (CAS) e na Justiça Europeia.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!