Pesquisar
Close this search box.

Superliga x UEFA: advogado considera que sentença será “100 vezes mais importante que a lei Bosman”

Advogados da UEFA e da Superliga Europeia travam, desde a última segunda-feira (11), uma verdadeira batalha jurídica perante aos juízes do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), que podem decidir se liberam ou não a competição.

Para Jean-Louis Dupont, um dos advogados da Superliga, o caso é um dos mais importantes da história.

“Este caso é 100 vezes mais importante que o caso Bosman, que se tratava de uma liberação do mercado de trabalho. Aqui falamos do mercado da produção do futebol”, disse em entrevista à AFP.

Batizada com o nome do ex-jogador belga Jean-Marc Bosman, que denunciou um clube do país pelas condições impostas a uma transferência para um time francês, a lei Bosman permitiu a partir de 1995 a circulação dos jogadores nos países da União Europeia, como qualquer outro trabalhador.

Dupont disse que espera repetir a vitória contra a UEFA na Justiça Europeia.

“Não se trata de implantar uma lei do ‘Velho Oeste’. Trata-se simplesmente de o Tribunal de Justiça poder dizer que em todos os outros setores, de maneira organizada e sob a supervisão da Comissão Europeia, ninguém pode ter um monopólio e todos podem ter sua oportunidade”, declarou o advogado.

“Todos têm o direito de produzir algo, de dar ao torcedor algo melhor do que o que já existe. É isso que se chama concorrência”, acrescentou Dupont.

Fundada por 12 clubes do futebol europeu, o projeto da Superliga Europeia continua com apoio do Real Madrid, Barcelona e Juventus apesar das constantes ameaças de sanções por parte da UEFA.

O TJUE foi solicitado pela justiça espanhola para esclarecer a questão da livre concorrência e a conformidade da competição com o direito.

Mais de 20 países membros da União Europeia manifestaram apoio à UEFA no julgamento, que está sendo realizado em Luxemburgo.

A expectativa é de que o advogado-geral apresente suas conclusões no dia 15 de dezembro e a sentença final no começo de 2023.

Crédito imagem: Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

 Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.