Foi o que veio à minha cabeça quando recebi a ligação do Andrei me convidando a integrar o time de colunistas do Lei em Campo. Àquela época eu já havia escrito alguns textos para o portal, de forma esporádica, quando havia algum acontecimento relevante cujo assunto eu havia me debruçado. Como era maravilhoso ver meus textos no Lei em Campo…
O Direito Desportivo tomou conta do meu coração muito antes de eu me formar em Direito. A pós que fiz no CEDIN em Belo Horizonte foi cursada ao longo da graduação, já que eu já era graduada em outro curso. No CEDIN eu conheci alguns dos colunistas do Lei em Campo, visto que tive o prazer e a sorte de ter sido aluna deles. Veja você: como eu ia sonhar em dividir um espaço deste com meus mestres?
Aí veio a ligação. Numa manhã de terça-feira, em casa no home office pandêmico, chega o convite. O meu primeiro texto seria publicado em duas semanas e eu precisava definir o foco e um nome para a coluna. Eu viria a descobrir posteriormente que os prazos com o Andrei são mesmo curtos; mas dada a minha queda pela justiça desportiva, eu já estava familiarizada com celeridade processual.
Até mesmo por isso, definir o foco da coluna foi razoavelmente fácil: justiça desportiva. Faltava o nome. Pedi ajuda ao meu irmão, Rafael, que sempre foi sagaz para este tipo de coisa. Ideias foram muitas: “jogada jurídica”, “veredito esportivo”, “camisa DEZportiva”, “dibrando a justiça desportiva”, “esporte é de lei”, “dibre e castigo”, “justiça FC”. Até que fechamos em “Tribunal da Bola”; Beto, meu marido, nos ajudou a manter a sobriedade, por mais incrível que isso possa parecer.
A primeira coluna do “Tribunal da Bola” foi publicada no dia 8 de junho de 2020. Desde então, tenho marcado presença no Lei em Campo todas as segundas-feiras. Estou ao lado de grandes nomes do Direito Desportivo; nomes que me ensinaram em sala de aula, em palestras, em seminários, em debates. Nomes que me ensinam com suas colunas, seus livros, com seus comentários nas redes sociais e com suas participações nos programas do Lei em Campo.
Nestes dois anos de existência, o Lei em Campo já produziu tanto conteúdo de qualidade que é difícil mensurar. De fato, há de se celebrar a existência do portal, difundindo conhecimento formidável de forma simples, clara e direta.
Estou ao lado de nomes de peso do Direito Desportivo no Lei em Campo. Como não achar que tinha trem errado naquela ligação?
……….
[1] https://dicionariomineires.com.br/trem/