Os clubes da League One (terceira divisão) e League Two (quarta divisão) da Inglaterra, votaram a favor da introdução de um teto salarial, que entrará em vigor imediatamente. A informação foi divulgada pela imprensa britânica BBC Sport.
Os limites foram fixados em 2,5 milhões de libras e 1,5 milhão de libras para as respectivas divisões.
Salários, bônus, impostos e direitos de imagem, além de taxas de empresários serão incluídos no limite, porém os rendimentos obtidos com o avanço nas competições serão isentos.
Em uma declaração, a English Football League (EFL) afirmou que “a decisão segue uma consulta abrangente com todos os clubes em relação a questões de sustentabilidade e inflação salarial em toda a EFL, que foram iniciadas antes da suspensão do futebol em março após a covid-19”.
“Essas discussões culminaram na votação da divisão de hoje, com representantes dos clubes da League One e da League Two optando por implementar as novas medidas no lugar dos protocolos de gerenciamento de custos salariais existentes”, afirmou o comunicado.
O comunicado acrescentou que os clubes da terceira e quarta divisão estão discutindo sobre “medidas adicionais voltadas para a sustentabilidade financeira do clube”, enquanto os clubes da primeira divisão continuam discutindo “a respeito de alterações em seus próprios controles financeiros”.
Antes da votação dessa sexta-feira (7), a Football Players Association (PFA) disse ter “preocupações de que o limite proposto esteja sendo ultrapassado, sem a devida consideração ou consulta”.
“O impacto financeiro da covid-19 será profundo para os clubes da EFL e a votação de hoje ajudará a garantir que os clubes não possam se estender ao ponto que possa causar instabilidade financeira. Nas últimas duas semanas, as discussões entre os clubes da League One e League Two foram saudáveis e construtivas, permitindo-nos chegar a um consenso claro. Agora, trabalharemos com todos os clubes, o PFA, e outras partes para trazer sustentabilidade a EFL”, afirmou o executivo-chefe da EFL, David Baldwin.
Caso aconteça de um clube exceder o limite de salário em até 5%, ele sofrerá uma penalidade financeira por cada libra que exceder. Além disso, o clube será encaminhado para uma comissão disciplinar independente para sanção adicional.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo