Pesquisar
Close this search box.

Título do Palmeiras não garante Grêmio na Libertadores. Especialistas explicam regulamento

Ao conquistar a Libertadores no último sábado (30) ao vencer o Santos por 1 a 0, no Maracanã, o Palmeiras também garantiu vaga para a próxima edição da competição continental. No entanto, além do Brasileirão, o clube paulista ainda decidirá outro campeonato que dá vaga direta ao torneio, a Copa do Brasil. Diante disso, muitos torcedores ficaram em dúvida se o Grêmio, por ser o outro finalista, herdaria a vaga mesmo se não fosse campeão. Para responder isso, o Lei em Campo ouviu especialistas sobre o que diz o regulamento.

“O art. 5º, §3º do regulamento da Copa do Brasil 2020 é claro ao dizer que o vice-campeão não terá direito à vaga na Copa Libertadores do ano seguinte em qualquer hipótese. Desta forma, caso o Palmeiras ganhe a Copa do Brasil, haverá mais uma vaga para a Libertadores destinada ao Campeonato Brasileiro. Sendo assim, já considerando o título da Copa Libertadores e a vaga direta, o Brasileirão passaria a contar com 6 vagas diretas para a competição internacional, além de 2 vagas na fase preliminar”, explicou Vinicius Loureiro, advogado especialista em direito desportivo e colunista do Lei em Campo.

“Portanto, o vice-campeão da Copa do Brasil não ‘herda’ a vaga neste cenário; a vaga vai para o Brasileirão. Ainda neste cenário, o Grêmio será classificado para a Libertadores somente caso se mantenha entre os oito primeiros colocados”, ressaltou a advogada especializada em direito desportivo e colunista do Lei em Campo Fernanda Soares.

Confira o que diz o regulamento da Copa do Brasil:

§ 1º – Caso o clube campeão da COPA também obtenha vaga para a Conmebol Libertadores através do Campeonato Brasileiro, este utilizará a vaga da COPA.

§ 2º – Caso o clube campeão da COPA também obtenha vaga para a Conmebol Libertadores por ser o campeão da Conmebol Libertadores ou da Conmebol Sul-Americana, este utilizará a vaga obtida pela conquista continental; assim sendo, a vaga oriunda da COPA será repassada a um clube do Campeonato Brasileiro da Série A, respeitando a ordem de classificação.

§ 3º – O clube vice-campeão da COPA não terá direito, através desta competição, à vaga na Conmebol Libertadores.

No total, o Brasil tem direito a sete vagas para a Libertadores, podendo chegar a oito se o campeão da competição for do país. Dessas, cinco são diretas (quatro pelo Campeonato Brasileiro e uma pela Copa do Brasil) e duas para a fase preliminar (Campeonato Brasileiro). Entenda os cenários possíveis:

Cenário 1: Palmeiras campeão da Copa do Brasil

Por já ter garantido a vaga através da Libertadores 2020, uma nova vaga direta para a competição continental será aberta no Campeonato Brasileiro para os cinco primeiros colocados.

Cenário 2: Grêmio campeão da Copa do Brasil

A vaga direta será usada através da Copa do Brasil, independentemente se o Grêmio ficar entre os primeiros colocados do Brasileirão. Dessa forma, os quatro melhores da competição que ainda não tiverem conquistado a vaga para Libertadores se classificarão.

Crédito imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.