O Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá (TJD-AP) excluiu os quatro semifinalistas do estadual deste ano – Independente, Oratório, Santos e Trem – em função da escalação irregular de jogadores.
As denúncias feitas contra os quatro semifinalistas foram julgadas nesta terça-feira (30). Além das multas, o TJD-AP aplicou multas de R$ 4 mil a Oratório, Trem e Independente, e de R$8 mil ao Santos. A decisão, em primeira instância, cabe recurso.
Com a decisão, o Campeonato Amapaense foi suspenso. Trem e Oratório já disputaram o primeiro jogo da final, que terminou empatado sem gols. O segundo jogo foi adiado.
Em nota, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) afirmou que esperará todas as etapas do processo para definir o futuro da competição.
Confira o comunicado da FAF:
A Federação Amapaense de Futebol (FAF) vem por meio desta informar que o julgamento das denúncias apresentadas pelos clubes semifinalistas do Campeonato Amapaense de Futebol (Amapazão) foi realizado resultando na exclusão dos 4 semifinalistas em primeira instância. Entretanto, destacamos que este é apenas o início do processo jurídico e que ainda aguardamos a publicação dos acórdãos.
Durante a audiência, houve manifestações dos clubes, e é importante ressaltar que todos têm o direito de recorrer ao pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Portanto, a FAF aguardará o esgotamento das instâncias jurídicas para assegurar a integridade do processo e a correta marcação das datas finais do campeonato.
Somente após a conclusão de todas as etapas legais e com a publicação dos resultados finais, poderemos determinar, de acordo com a legislação vigente, os finalistas do Amapazão ou quaisquer outras medidas que se façam necessárias.
A FAF reitera seu compromisso com a transparência e a justiça desportiva e continuará a acompanhar de perto o desenvolvimento do caso, sempre em conformidade com o regulamento e as leis aplicáveis.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo