Pesquisar
Close this search box.

TJD-RJ “devolve” três pontos ao Boa Vista em caso de escalação irregular, e Volta Redonda acaba rebaixado no Campeonato Carioca

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (10), o Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) acatou o recurso do Boa Vista e “devolveu” três dos sete pontos que o clube havia perdido em primeira instância como punição pela escalação irregular do volante Ryan Guilherme. Com a decisão, o Volta Redonda está matematicamente rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Carioca.

A vitória do Boa Vista no tribunal foi em relação a partida contra o Flamengo. Em primeira instância, o clube perdeu sete pontos, que foram divididos da seguinte maneira: quatro pelo empate em 1 a 1 contra o Vasco, no dia 29 de janeiro (um pelo empate e três pela punição) e três pela derrota de 3 a 0 para o Flamengo, no dia 3 de fevereiro (todos pela punição).

Com a decisão desta quinta, o Boa Vista chegou a oito pontos, ultrapassando o Volta Redonda, que tem apenas cinco. Como há apenas mais uma partida para ser disputada na Taça Guanabara, pelo critério de desempate o Voltaço não tem mais chances de passar o time de Saquarema na tabela de classificação.

O processo contra o clube de Saquarema teve origem depois que Madureira e Bangu apresentaram uma notícia de infração para a Procuradoria do TJD-RJ pela escalação irregular de Ryan Guilherme.  O Boavista foi punido por unanimidade com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.

Ryan Guilherme foi expulso por agressão na última rodada da Taça Guanabara do ano passado, contra a Portuguesa-RJ, e acabou sendo suspenso por cinco partidas. Contratado para o time sub-20 do Fortaleza, o volante não precisou cumprir a pena lá, uma vez que a mesma é de âmbito estadual. Em 2022, voltou ao Boavista e acabou não sendo relacionado para a estreia contra o Botafogo, mas ficou no banco e entrou no segundo tempo contra Vasco e Flamengo.

Em comunicado oficial, o Volta Redonda disse que “segue focado somente na partida diante da Portuguesa neste sábado, dia 12, válida pela última rodada” e que “o departamento jurídico do clube está acompanhando o andamento do julgamento e aguardando o resultado final do processo”.

Agora, o Volta Redonda deverá levar o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Crédito imagem: Gilvan de Souza/Flamengo / Agência O Globo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.