Tone from the Top — O exemplo vem de cima

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em outubro de 2018, promoveu um evento na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), o primeiro encontro de compliance com clubes e federações estaduais de futebol com o objetivo de incentivar e orientar as instituições sobre as práticas de conformidade, transparência e ética no esporte.

Com participação de vários profissionais envolvidos no programa de conformidade, foram abordados temas importantes – um deles visado para os gestores e o controle do futebol nacional, profissionalização das instituições, modernidade e transparência.

O evento foi uma oportunidade de incentivar as demais entidades que administram o futebol brasileiro a aderirem à ideia. Sendo um dos pilares mais importantes na implementação de um programa de integridade e conformidade, o Suporte da Alta Administração ou, como é mais usado, o Tone from the Top, mostra que o exemplo vem de cima.

Os recentes escândalos de corrupção que marcaram a história do futebol foram decisivos para que os administradores do esporte, principalmente no Brasil, tomassem medidas necessárias para organizar e tentar resgatar a reputação do esporte no país.

E parece que está dando certo.

Cada vez mais focados em transformar o esporte por meio de gestões modernas, muitos clubes e federações estão promovendo mudanças culturais, possibilitando que os seus exemplos de transparência, comprometimento e profissionalismo sejam percebidos tanto dentro quanto fora da instituição. Nunca se falou tanto sobre finanças e gestões quanto hoje em dia.

O futuro fará obsoleta aquela administração temerária de dirigentes despreparados que estão na contramão da evolução gerencial.

Não há mais espaço apenas para a política dentro do esporte. O futebol será profissional também fora de campo, e a gestão profissional é parte fundamental para esse processo.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.