A Comissão Estatal contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte, da Espanha, informou nesta terça-feira (17) que um torcedor identificado como autor dos insultos racistas contra Vini Jr, do Real Madrid, foi multado em 60 mil euros (R$ 370,5 mil) e proibição de acesso a recintos esportivos por dois anos.
Os ataques racistas foram feitos por meio da rede social “X” (antigo Twitter). A comissão do Ministério do Esporte da Espanha também decidiu encaminhar as informações para o Ministério Público, para investigar se o caso se configura como crime de ódio.
Segundo o órgão, foi identificado que o torcedor difundiu, reiteradamente, “insultos de caráter racistas e imagens do mesmo tipo” contra o brasileiro.
Outros condenados
Em julho, um torcedor racista foi condenado a oito meses de prisão por ataques a Vinicius Junior e Rüdiger, companheiro de elenco do brasileiro no Real Madrid. As agressões daquela vez também foram feitas pela internet, em comentários na página do jornal “Marca”.
Um mês antes, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por ataques racistas a Vini Jr, em maio de 2023, no estádio Mestalla, durante jogo pelo Campeonato Espanhol. Eles também foram punidos com a proibição de entrar em qualquer estádio de futebol por dois anos, além de multas. Na ocasião, esse foi o primeiro caso de condenação por racismo na Espanha.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo