Uma confusão generalizada resultou na morte de pelo menos uma pessoa durante a partida entre Gimnasia e Boca Juniors pelo Campeonato Argentino, em La Plata, na noite desta quinta-feira (6). O jogo foi suspenso aos 9 minutos do primeiro tempo e um torcedor de 57 anos faleceu depois de sofrer um ataque cardíaco.
A confusão aconteceu minutos antes de a bola rolar no Estádio Juan Carmelo Zerillo, que estava lotado. Com os portões já fechados, torcedores do Gimnasia (alguns com ingressos em mãos) começaram um confronto com sócios do clube, e a polícia teve que entrar em ação para controlar a situação.
Na tentativa de conter os ânimos, os policiais usaram uma grande quantidade de gás lacrimogêneo, que acabou chegando dentro do estádio e ao campo, afetando jogadores, comissões técnicas, arbitragem e os torcedores. Assim que os efeitos do gás começaram a ser sentidos, o árbitro Hernán Mastrángelo paralisou a partida e os times se retiraram para os vestiários.
Buscando fugir do gás, os torcedores invadiram o gramado. O torcedor que faleceu chamava-se César Gustavo Regueiro, que chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.
O jogo foi suspenso e será remarcado pela AFA (Associação de Futebol Argentina).
“A AFA repudia veementemente os acontecimentos de conhecimento público ocorridos hoje nas imediações do estádio do Gimnasia e expressa seu compromisso de continuar trabalhando para erradicar este tipo de episódios que mancham a festa do futebol”, diz uma nota emitida pela entidade repudiando o episódio.
Crédito imagem: ALEJANDRO PAGNI/AFP via Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo