A torcida do Athletico-PR deu uma bonita demonstração de amor ao clube na decisão da Copa do Brasil ao cantar durante os 90 minutos finais mesmo diante das poucas chances de mudança no resultado. No entanto, algumas cenas de racismo, gravadas na Arena da Baixada, mancharam a festa.
Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver dois homens na torcida do Furacão imitando um macaco e apontando o braço, fazendo alusão à cor da pele, para a torcida do Atlético-MG. Apesar de várias pessoas que estavam ao redor assistirem ao gesto, nenhuma atitude foi tomada.
Futebol não tem nada a ver com racismo. Racismo NÃO É zoeira. Racismo NÃO é corneta. Racismo NÃO É mimimi.
RACISMO É CRIME.
Esses dois homens ficaram boa parte do 2°tempo imitando macacos e gesticulando de forma pejorativa para torcedores do Atlético-MG – provavelmente, negros. pic.twitter.com/1bOBVSzhrh
— Bianca Molina (@biimolina) December 16, 2021
Além das arquibancadas, também houve registrado de injúria racial em um dos camarotes do estádio. Nas imagens, uma mulher com a camisa do Athletico-PR imita um macaco, dessa vez, em direção à sua própria torcida. Dessa vez houve reação e um homem tentou invadir o espaço após perceber o gesto.
https://twitter.com/futebol_info/status/1471440727783755785?s=20
Até o momento, o Athletico-PR não se manifestou oficialmente sobre os acontecimentos.
Crédito imagem: Reprodução/Twitter
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!