Torcedores do Fluminense depredaram o setor visitante da Arena MRV após a desclassificação para o Atlético-MG, nesta quarta-feira (25), pelas quartas de final da Libertadores.
O vandalismo ocorreu após a partida. Cadeiras, catracas, câmeras de segurança e banheiros foram destruídas por tricolores. O Atlético-MG ainda não tem estimativa do prejuízo. O clube realiza uma vistoria prévia no setor para verificar todos os danos.
Fluminense pode ser punido pela Conmebol?
“O Fluminense pode ser punido por conta da previsão constante do art. 8º do Código Disciplinar da Conmebol que estabelece a responsabilidade objetiva (que independe de culpa) dos clubes por atos de seus torcedores. O Tribunal da entidade pode aplicar sanções como advertência, multa, desclassificação de competições futuras, imposição de atuar sob portões fechados, devolução de prêmios, etc”, afirma Carlos Henrique Ramos, advogado especialista em direito desportivo.
“O Código Disciplinar da Conmebol é muito claro ao afirmar, no seu artigo 8, que os clubes são responsáveis pelo comportamento dos seus torcedores e são responsáveis por incidentes de qualquer natureza que venham a ocorrer, antes, durante e depois da partida. Ao Fluminense, podem ser aplicadas quaisquer das medidas disciplinares do Artigo 6 do Código disciplinar pelo dano causado pelos seus torcedores. Em casos similares, a entidade optou pela aplicação de multas”, acrescenta a advogada desportiva Fernanda Soares.
Em nota enviada, o clube mineiro lamentou o episódio, diz ter acionado a Conmebol e que irá colaborar com as autoridades para a identificação dos torcedores.
Dentro de campo, o Atlético-MG bateu o Fluminense por 2 a 0 e avançou à semifinal da Libertadores. Os dois gols do Galo foram marcados pelo atacante Deyverson.
Confira o posicionamento do Atlético-MG
“O Galo lamenta o absurdo comportamento da torcida visitante na Arena MRV ao final da partida desta noite. O Clube já acionou a Conmebol para providências e irá colaborar com as autoridades para identificação e punição dos vândalos envolvidos.
Foram depredadas catracas dos dois portões destinados à torcida visitante, câmeras de Segurança, banheiros e cadeiras. O Atlético esta realizando uma vistoria prévia no setor. Ainda não há como contabilizar o prejuízo.”
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br.