Pesquisar
Close this search box.

Torcedores que usaram enchentes no RS para debochar de gremistas podem gerar punição ao Corinthians. Entenda

Em um jogo morno, mas bastante disputado, Corinthians e Grêmio ficaram no 0 a 0 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (31). No entanto, uma cena registrada nas arquibancadas da Neo Química Arena acabou manchando o espetáculo.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra torcedores do Corinthians usando as enchentes históricas no Rio Grande do Sul para provocar os gremistas que estavam no estádio.

Corinthians pode ser punido por ato de torcedores?

“Entendo que neste caso o Corinthians poderá ser sancionado pela justiça desportiva com multa de R$ 100 a R$ 100 mil reais por infração ao artigo 191 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) que dispõe de descumprimento de regulamento. Isto porque o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF no seu artigo 79 informa que os clubes, sejam mandantes ou visitantes, são responsáveis por qualquer conduta imprópria do seu respectivo grupo de torcedores nos termos do Código Disciplinar da FIFA”, avalia o advogado Matheus Laupman, especialista em direito desportivo.

“O RGC da CBF prevê, no art. 79, que os clubes são responsáveis por condutas impróprias de seus torcedores. Assim, o Corinthians pode ser denunciado com base no art. 191 do CBJD, que trata de descumprimento de regulamento de competição, sujeito a multa”, analisa o advogado desportivo Carlos Henrique Ramos.

Os especialistas acreditam ainda que os torcedores envolvidos no episódio devem ser punidos pelo Corinthians, com a exclusão do quadro de sócios e proibição de frequentar a Neo Química Arena.

“O clube deve colaborar com as autoridades na identificação do torcedor para que o mesmo seja excluído do seu quadro associativo, em caso de o mesmo ser sócio do clube”, afirma Carlos Henrique Ramos.

“Em relação aos torcedores, entendo que o Corinthians poderá afastá-los da sua presença na Neo Química Arena, isto porque trata-se de uma ação repugnante e que afeta a imagem do clube”, completa Matheus Laupman.

O que aconteceu:

No vídeo, gravado do setor visitante, torcedores do Timão aparecem fazendo gestos que simulam movimentos de natação. Um deles se direciona para os gremistas e fala: “vai chover”.

Vale lembrar que a tragédia que assolou o Rio Grande do Sul no início de maio vitimou mais de 180 pessoas, além de causar diferentes tipos de prejuízo aos gaúchos.

Corinthians repudia episódio:

O Sport Club Corinthians Paulista tomou conhecimento das imagens de torcedores fazendo gestos contra a torcida visitante em alusão a tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul no último mês de maio. O Corinthians repudia veementemente a conduta dos torcedores e ressalta o apoio às vítimas das enchentes no sul, aos torcedores gremistas e todo o povo gaúcho que sofreu e ainda sofre com as consequências do ocorrido.

Este tipo de atitude contradiz todas as ações tomadas pelo Corinthians no apoio e na solidariedade ao povo gaúcho.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br.

Rei do Pitaco

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.