Search
Close this search box.

Treinadores e dirigente do Gabão são suspensos pela FIFA por abuso sexual

A FIFA anunciou, nesta terça-feira (3), a suspensão provisória de três treinadores e um dirigente do Gabão, que foram denunciados e acusados de exploração e abuso sexual de menores. No ano passado, a Comissão de Ética da entidade deu início aos procedimentos preliminares após as acusações.

Além de Patrick Assoumou Eyi, ex-treinador da seleção sub-17, outras três pessoas serão incluídas nas investigações da FIFA, são elas: Serge Ahmed Mombo, presidente da liga gabonesa, Triphel Mabicka e Orphee Mickala, ambos treinadores.

Em 2021, todos receberam suspensões provisórias de 90 dias, não podendo participar de nenhuma atividade relacionada ao futebol nacional ou internacional nesse período.

“Essas sanções foram impostas em conexão com investigações criminais em andamento”, afirmou a Fifa, em comunicado.

A Comissão de Ética recebeu denúncias da FIFPRO, sindicato global de jogadores, que disse que o abuso de meninos menores de idade no Gabão estava “profundamente enraizado” no futebol local e era “um segredo aberto que não foi abordado por anos”.

As denúncias também diziam que pessoas ligadas diretamente à federação do Gabão fizeram ameaças a jogadores e testemunhas durante a investigação.

O Gabão não é o primeiro país a ser investigado por abuso sexual sistemático. A FIFA inclusive já baniu membros no Afeganistão e no Haiti.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.