O Tribunal Econômico Administrativo Central da Espanha condenou, nesta sexta-feira (9), o Barcelona a pagar cerca de 25 milhões de euros (R$ 123,2 milhões) por fraudes fiscais envolvendo o Imposto de Renda relacionados aos pagamentos efetuados a empresários de jogadores da equipe culé.
De acordo com a ‘Gazeta Esportiva’, entre os anos de 2012 e 2015, o Barcelona não fez o desconto obrigatório do valor do Imposto de Renda. Os presidentes da época foram Sandro Rosell seguido por Josep María Bartomeu.
Em 2020, o Barcelona apresentou uma defesa sobre o caso na qual alega que os valores pagos aos agentes contratados pelo clube correspondem à remuneração acordada pelos seus serviços prestados à entidade desportiva.
Contudo, o Tribunal explicou as razões pelas quais a atitude do Barcelona pode ser considerada fraude:
“Pelos fatos apurados pela Fiscalização, verifica-se que os pagamentos efetuados pelo clube foram em nome e por conta dos atletas que são os verdadeiros destinatários dos serviços prestados pelos agentes, embora se verifique que os agentes prestam um serviço encomendado pelo clube ou em representação do clube”, disse.
“Parece que o clube está a remunerar o agente por serviços inexistentes, quando, na realidade, parte da remuneração está a ser paga desta forma ao jogador, pelos serviços que presta ao clube”, acrescentou o tribunal.
O Barcelona emitiu um comunicado oficial sobre a condenação:
“É surpreendente que esta secção do Contencioso Administrativo do Tribunal Nacional não tenha tido em conta a jurisprudência mais recente do Supremo Tribunal a este respeito, e da qual outros clubes de futebol puderam beneficiar em decisões recentes sobre o mesmo problema”, iniciou.
“Esta decisão não implica qualquer obrigação de pagamento para o clube neste momento, estando esta contingência devidamente provisionada nas contas anuais”, concluiu o clube.
A sentença é definitiva e não cabe mais recurso.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!