O Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação fará, na próxima semana, sua terceira parada, desta vez em Uberlândia, Minas Gerais. A cidade mineira receberá a fase regional Centro-Leste nos dias 30 e 31 de março. A competição contará com a participação de 408 atletas, sendo 286 do atletismo e 122 da natação, do Distrito Federal e de sete estados: Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
Os atletas buscarão o índice mínimo estabelecido pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para disputar as fases nacionais. Alguns já têm vaga nas fases nacionais, mas participarão da regional Centro-Leste para entrar em ritmo de competição. É o caso de Ruan Souza, nadador da classe S10, medalhista de bronze nos Jogos do Rio no revezamento 4x100m medley masculino 34 pontos.
“Nadarei o regional para entrar em clima de competição, para me preparar para o Open, meu principal evento neste primeiro semestre. Pelo fato de o regional ser aqui em Uberlândia, isso me possibilitou participar e poder fazer uma preparação melhor neste início de temporada”, disse o atleta de 27 anos, que tem encurtamento na perna esquerda em decorrência de um acidente automobilístico.
Ruan, paulista de Taubaté e radicado em Uberlândia, nadará na piscina em que treina, no Praia Clube Uberlândia. A ideia é estar no auge da forma de 25 a 27 de abril, quando disputará o Open Internacional Loterias Caixa, no CT Paralímpico, em São Paulo. Na ocasião ele buscará os índices para o Mundial de Natação e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru.
Já as disputas do atletismo no regional Centro-Leste acontecerão no SESI Gravatás. As provas de campo contarão com a presença de Izabela Campos, medalhista de bronze no lançamento de disco F11 nos Jogos do Rio 2016. Mauro Evaristo de Sousa (F42) e Paulo Flaviano (T38), que integraram a equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, também marcarão presença na competição na cidade mineira.
Este será o terceiro estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A segunda fase ocorreu em João Pessoa, Paraíba, de 14 a 17 de março. Haverá ainda a fase regional Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Esse é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
……….
Foto: Daniel Zappe/CPB/MPix