O “Caso Negreira” chegou oficialmente à UEFA. A entidade que rege o futebol europeu abriu uma investigação sobre o caso de pagamentos feitos pelo Barcelona a José Maria Enríquez Negreira, ex-vice-presidente do Comitê de Arbitragem da Federação Espanhola de Futebol. A informação foi divulgada pelo jornal português ‘A Bola’.
O Comitê de Ética e Disciplina da UEFA vai investigar a fundo o caso, com o Barcelona podendo ser punido caso a entidade entenda que os catalães infringiram o Regulamento Disciplinar.
De acordo com o artigo 31 (4) do Regulamento Disciplinar da UEFA, foram nomeados inspetores para conduzir a investigação sobre uma potencial violação do quadro legal.
O caso envolve o ex-árbitro e vice-presidente da Comissão de Arbitragem espanhola, Enríquez Negreira, além de dois ex-presidentes do Barcelona, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell.
Recentemente, o Ministério Público de Barcelona denunciou o Barcelona por “corrupção entre particulares no âmbito esportivo” e “administração desleal”. O caso faz referência ao período de 2001 a 2018, em que estima- se que Negreira (então vice-presidente de arbitragem) teria recebido mais de 7 milhões de euros da equipe catalã por serviços de assessoria verbal sobre questões da própria arbitragem.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo