Search
Close this search box.

Uefa acaba com regra do gol fora de casa em todas as suas competições

A Uefa anunciou, na manhã desta quinta-feira (24), que a regra do ‘gol fora de casa’ não valerá mais para os torneios organizados pela entidade.

Com a mudança, em caso de qualquer empate em jogos de ida e volta, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se permanecer a igualdade, a decisão será feita na disputa de pênaltis.

A mudança entrará em vigor já na temporada 2021/22, que começará nas próximas semanas, e vale para jogos masculinos, femininos e de juvenis.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, comentou sobre a decisão: “A regra dos gols fora de casa tem sido uma parte intrínseca das competições da Uefa desde a sua introdução em 1965. No entanto, a questão da sua abolição foi debatida em várias reuniões da Uefa nos últimos anos. Embora não tenha havido unanimidade de pontos de vista, muitos treinadores, torcedores e outras partes interessadas do futebol questionaram sua justiça e expressaram sua preferência pela abolição da regra”.

“É justo dizer que a vantagem de jogar em casa já não é tão significativa como antes. Levando em consideração a consistência em toda Europa em termos de estilos de jogo, e muitos fatores diferentes que levaram ao declínio da vantagem em casa, o Comitê Executivo da Uefa tomou a decisão correta ao adotar a visão de que não é mais apropriado um gol fora de casa carregar mais peso do que um marcado em casa”, completou o presidente.

A regra do gol marcado fora de casa como critério de desempate em confrontos de mata-mata foi utilizado pela Uefa pela primeira vez em 1965.

Crédito imagem: Reuters

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.