Pesquisar
Close this search box.

UEFA autoriza que clubes de mesmo proprietário disputem torneios europeus ao mesmo tempo

A UEFA decidiu, nesta sexta-feira (5), que o Manchester City e o Girona poderão disputar a próxima edição da Champions League, bem como o Manchester United e o Nice podem jogar a Europa League, apesar de serem administrados pelos mesmos proprietários. A informação foi divulgada inicialmente pelo ‘The Athletic’.

A entidade que rege o futebol europeu disse que aceitou a admissão dos quatro clubes nas competições europeias da próxima temporada depois de abrir processos contra eles por potencial conflito com suas regras de propriedade, “após a implementação de mudanças significativas pelos investidores envolvidos no Girona FC e no OGC Nice”.

“Os clubes conseguiram demonstrar que tais mudanças os colocaram em conformidade com a regra de propriedade multiclube”, disse o Órgão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) da Uefa em um comunicado. “Ninguém está simultaneamente envolvido, direta ou indiretamente, em qualquer capacidade, na gestão, administração e/ou desempenho esportivo de mais de um clube participante de uma competição de clubes da UEFA”, acrescentou a entidade.

A entidade alega que “ninguém tem controle ou influência decisiva sobre mais de um clube participante de uma competição de clubes da Uefa” e que “as mudanças significativas feitas na propriedade, governança e suporte financeiro dos clubes envolvidos restringem substancialmente a influência e o poder de decisão dos investidores sobre mais de um clube.”

A UEFA afirmou que o City Group, que detinha uma participação de 47% do Girona, e a Ineos transferiram suas ações para “administradores independentes por meio de uma estrutura de fundo cego estabelecida sob a supervisão da Primeira Câmara do CFCB” até julho de 2025.

Ainda de acordo com a UEFA, os clubes também prometeram não fazer nenhuma transferência de novos jogadores entre si, seja permanentemente ou por empréstimo, até setembro de 2025 e não cooperariam comercialmente, nem em treinamento ou observação.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.