A UEFA anunciou, nesta sexta-feira (2), as punições aos oito clubes que descumpriram o Fiar Play Financeiro – controle financeiro da confederação – entre 2018 e 2022. As equipes sancionadas foram: Milan, Inter de Milão, Juventus, Roma, Monaco, Olympique de Marselha, PSG e Besiktas.
Settlement agreements have been concluded with eight clubs who failed to comply with financial break-even requirements.
The clubs agreed to financial contributions, specific targets and conditional and unconditional sporting restrictions over the coming years.
Full story: ⬇️
— UEFA (@UEFA) September 2, 2022
Os clubes pagarão em conjunto para a UEFA um total de 172 milhões de euros em multas nos próximos quatro anos. Dessa quantia, 26 milhões de euros são fixos e os outros 146 milhões dependem do cumprimento de cláusulas acordadas. O PSG foi a equipe que recebeu a maior punição financeira.
– PSG: 10 milhões de euros fixos, 65 milhões de euros totais;
– Roma: 5 milhões de euros fixos, 35 milhões de euros totais;
– Inter de Milão: 4 milhões de euros fixos, 26 milhões de euros totais;
– Juventus: 3,5 milhões de euros fixos, 23 milhões de euros totais;
– Milan: 2 milhões de euros fixos, 15 milhões de euros totais;
– Besiktas: 600 mil euros fixos, 4 milhões de euros totais;
– Olympique de Marselha: 300 mil euros fixos, 2 milhões de euros totais;
– Monaco: 300 mil euros fixos, 2 milhões de euros totais.
“Segundo o acordo de três anos, os clubes se comprometem a cumprir o padrão de receita no futebol durante a temporada 2025/26”, disse a UEFA.
“Eles se comprometem a atingir objetivos anuais intermediários e a aplicar medidas condicionais financeiras e esportivas caso esses objetivos não sejam alcançados”, acrescentou a entidade.
Ainda no comunicado, a UEFA alertou que outros 19 clubes (entre eles Barcelona, Sevilla, Bétis, Manchester City e Chelsea) conseguiram cumprir o Fair Play Financeiro graças “as medidas de emergência de Covid-19”, alertando que “a partir de 2023, essas deduções excepcionais não serão mais possíveis”.
Crédito imagem: UEFA
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!