A UEFA anunciou, nesta quinta-feira (1), que irá liberar até 30% dos torcedores em suas competições. A medida aconteceu após o teste na partida da Supercopa da Europa entre Sevilla e Bayern ser considerado “bem-sucedido”.
No entanto, será necessário a aprovação das autoridades de cada país para que a presença do público se confirme. A determinação passa a valer já na rodada do dia 10 da Liga das Nações. Dentre os protocolos estabelecidos está o uso de máscara, distanciamento social e distribuição de álcool em gel. A torcida visitante não poderá comparecer.
“A Supercopa demonstrou que é possível assistir aos jogos de futebol nas circunstâncias certas, colocando a saúde e a segurança em primeiro lugar com medidas atenuantes abrangentes. A partida também demonstrou a aceitação dos torcedores quanto às medidas de precaução sanitária e sua disposição em segui-las e se comportar de acordo”, afirmou a nota publicada pela entidade.
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, destacou a importância do retorno dos torcedores e relembrou que 27 países já autorizaram a medida.
“É um primeiro passo sensato que coloca a saúde dos torcedores em primeiro lugar e respeita as leis de cada país. Embora todos nós enfrentemos um inimigo comum na Covid, os países têm diferentes abordagens e diferentes desafios. Esta decisão permite muito mais flexibilidade local para lidar com a admissão de torcedores do que anteriormente, respeitando sempre a avaliação das autoridades locais”, avaliou.
Crédito imagem: UEFA/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo