A Uefa está estudando uma grande mudança no formato da Champions League, buscando promover mais jogos entre as equipes de elite do futebol europeu, numa espécie de resposta à ameaça da criação de uma nova superliga, a European Premier League.
A informação foi divulgada pelo jornal britânico The Telegraph, que conta detalhes de um plano elaborado pela entidade responsável por comandar o futebol europeu.
No novo formato, cada equipe passaria a enfrentar 10 adversários diferentes na fase de grupos, numa competição que contaria com 36 clubes e não mais 32 (número atual de participantes). O principal objetivo é diminuir o número de encontros “pouco significativos” e ter mais partidas entre os clubes da elite europeia.
Após os 10 jogos de cada equipe, os 16 primeiros classificados passariam à próxima fase, a do mata-mata. Aí, entraria em vigor uma espécie de play-off da NBA, com o primeiro colocado enfrentando o 16º, o segundo contra o 15º e assim por diante.
As equipes que terminassem entre a 17ª e 24ª posição, se classificariam para a Europa League. No modelo atual, todos os clubes que ficam em 3º na fase de grupos da Champions League garantem vaga na competição.
De acordo com o jornal, a Uefa pretende passar mais detalhes sobre esse modelo em breve, uma vez que a ECA (Associação de Clubes Europeus) já teria demonstrado interesse no novo formato.
Vale lembrar que Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, já se posicionou contrário à criação de uma Superliga Europeia, defendida por clubes de elite do futebol europeu.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!