Search
Close this search box.

Uefa prepara ‘pacote de resgate’ de R$ 37 bilhões para ajudar clubes prejudicados pela pandemia de Covid-19

A Uefa está preparando um “pacote de resgate” de até 6 bilhões de euros (R$ 37 bilhões na cotação atual) para ajudar os clubes em sua recuperação financeira por conta da pandemia de Covid-19. Segundo a ‘Bloomberg’, o plano da entidade que rege o futebol europeu se trata de um mecanismo de financiamento de emergência para proteção contra crises futuras e novas regras sobre Fair Play Financeiro (FFP, em inglês).

O plano da Uefa foi projetado para ajudar os clubes após mais de um ano sem arrecadação nenhuma de matchday (dia de jogo) e queda nas receitas de transmissão.

O aporte prevê que os clubes terão acesso a fundos com taxas de empréstimo mais baixas e poderão reestruturar dívidas existentes por períodos mais longos, de cinco a sete anos. De acordo com o site, a Uefa também está negociando com a empresa de investimentos Centricus Asset Management para o financiamento dos planos.

A pandemia trouxe graves consequências financeiras para os clubes de futebol. Segundo dados da própria Uefa, em junho, equipes do futebol europeu devem perder 9 bilhões de euros em receitas para os exercícios financeiros de 2019/2020 e 2020/2021 por conta da crise sanitária.

Por fim, a ‘Bloomberg’ afirma que um dos principais objetivos da entidade com o plano é evitar que clubes com proprietários muito ricos, como Manchester City, Chelsea e PSG, ganhem uma vantagem ainda maior sobre os demais.

Crédito imagem: AFP

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.