A UEFA anunciou nesta segunda-feira (21) que o Dinamo Zagreb, da Croácia, não poderá contar com a presença de seus torcedores em partidas como visitante nas competições europeias até o final da temporada 2023/24. A medida é uma punição pela morte de um torcedor do AEK Atenas, da Grécia, neste mês, após uma briga.
“Todos os jogos envolvendo torcedores visitantes do Dinamo Zagreb são considerados de alto risco, e isso foi confirmado pela gravidade extrema dos incidentes em Atenas, apesar da decisão de não fornecer ingressos”, disse a entidade europeia em comunicado.
Em 8 de agosto, véspera da primeira partida entre Dinamo Zagreb e AEK Atenas pela terceira fase de classificação da Champions League, houve uma grande briga entre torcedores dos dois times, na Grécia.
O confronto resultou em 98 prisões, sendo 82 croatas. O grego Michalis Katsouris, de 29 anos, morreu na confusão.
A UEFA também cobrou do Dinamo Zagreb a elaboração e a implementação de uma estratégia para erradicar a violência, junto com as autoridades do futebol e da segurança pública da Croácia. A entidade espera receber um relatório sobre o assunto, com o plano de ação detalhado.
O Dinamo Zagreb acabou sendo eliminado pelo AEK Atenas e disputará a Europa League.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!