A árbitra de futebol francesa Stephanie Frappart entrou para a história como a primeira mulher a apitar uma final da UEFA Super Cup quando entrou em campo ontem para a grande final entre Chelsea e Liverpool. Ela liderou uma equipe só de mulheres como oficiais de campo.
Frappart parece acostumada com a pressão. Apitou a final do Mundial Feminino em julho e várias partidas da primeira divisão do futebol francês. Porém, apitar a final entre os atuais campeões da Europa League e da Champions League, respectivamente, não é tarefa fácil. Ela contou com as auxiliares Manuela Nicolosi (Itália) e Michelle O’Neill (República da Irlanda).
Aplaudimos a decisão da UEFA! Imaginem o legado e a inspiração para jovens ao redor do mundo. Quebrando tabus and estereótipos de gênero. Que momento histórico! Principalmente porque a escolha desse time só de mulheres, de acordo com a declaração do chefe de arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti, foi devido à competência delas.
Que momento histórico! Sobretudo porque a final foi em Istanbul, Turquia. Aqueles que já estiveram naquele país sabem como a diferença de gênero ainda é inculcado na cultura.
Um grande passo dado pela UEFA. Agora queremos mais mulheres atuando como árbitras e assistentes no Brasil!