A Universidade do Colorado é a primeira escola da NCAA a assinar com uma empresa de apostas esportivas, sendo esse um grande passo para o desmantelamento da aversão de décadas de esportes universitários ao jogo.
A escola sediada em Boulder assinou um contrato de cinco anos com a PointsBet, que está construindo sua sede em Denver, nos Estados Unidos. O patrocínio corporativo foi negociado pelo Learfield IMG College, o detentor dos direitos de mídia para os Buffaloes. A marca estampará o estádio de futebol, arena de basquete e anúncios em transmissões de rádio e outras mídias. O acordo também inclui suporte para o programa de desenvolvimento de carreira e liderança do departamento de esportes, que ajuda a preparar os alunos-atletas para os dias pós-jogos.
As apostas esportivas legais foram liberadas no Colorado em maio, e parceria com o maior departamento de atletismo do estado é uma maneira da PointsBet se separar das apostas esportivas.
“Qualquer acordo, patrocínio, ajuste ou mesmo alteração de legislação sobre apostas esportivas é tema sensível. O esporte não raro é palco para o crime organizado e lavagem de dinheiro. Mas apostas não se confundem com fraudes. E mesmo um acordo milionário de patrocínio para o desporto universitário não precisa ser prejulgado, desde que esteja bem acompanhado e controlado por um programa rigoroso de integridade”, disse o advogado e membro da Comissão de Integridade da FPF Paulo Schmitt.
A parceria chega em um momento em que os departamentos de esportes estão tendo grandes quedas nas receitas por conta da pandemia do coronavírus.
“A contingência e compensação para a permissividade da aposta no esporte está na integridade, que envolve ações educacionais e mecanismos efetivos de monitoramento, fiscalização e sanções. Lamentavelmente pouco se fala disso na regulação desse tema. O foco é sempre na contratação, nas cifras que permitirá a arrecadação e receitas com a visibilidade dessa atividade de alto risco. E o risco não está na aposta apenas, no lucro garantido com o vício do apostador, mas na vinculação do DNA do desporto e a credibilidade da imprevisibilidade das suas ações e resultados”, concluiu o advogado.
Em um comunicado, o diretor de esportes Rick George disse que ficou impressionado com o “compromisso da PointsBet em aumentar a conscientização em torno do jogo responsável. E ficamos particularmente entusiasmados sempre que podemos fazer parceria com patrocinadores que chamam o Colorado de casa”
“É uma honra nos tornarmos um parceiro do Colorado Buffaloes, onde esperamos reforçar o conhecimento geral das apostas esportivas e a consciência do jogo responsável, enquanto recrutamos algumas das melhores e mais brilhantes mentes para ajudar a instalar uma base para o sucesso prolongado”, disse Johnny Aitken , CEO das operações da PointsBet nos Estados Unidos.
No início deste mês, a marca de apostas esportivas anunciou um acordo de patrocínio semelhante com Kroenke Sports & Entertainment, tornando PointsBet o parceiro exclusivo do Denver Nuggets da NBA, Colorado Avalanche da NHL, Colorado Mammoth da National Lacrosse League e do Pepsi Center.
Crédito imagem: USA Today
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo