Em reunião nesta quarta-feira (13), o Vasco assinou um acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) para liberar o estádio São Januário a receber público após 83 dias. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o Cruz-Maltino compromete-se a implementar uma série de medidas de segurança no estádio, que não recebe torcida há desde o dia 22 de junho, na derrota do Vasco para o Goiás, pela 11ª rodada do Brasileirão, que terminou com arremessos de objetos no campo e confronto com a polícia do lado de fora de São Januário.
De acordo com o site, o acordo, agora, será homologado e entregue ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) para extinguir o processo movido pelo MP-RJ, de onde saiu a liminar em vigor que impede a presença de torcida nos jogos. A expectativa é de que os portões sejam abertos já para o próximo jogo do Vasco como mandante no Brasileirão, contra o Coritiba, no dia 21 deste mês.
O principal ponto do acordo firmado entre Vasco e o MP-RJ é a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso a São Januário, que passará a ser o primeiro estádio do Rio de Janeiro a contar com essa tecnologia.
Para o jogo contra o Coritiba, a princípio a biometria não estará funcionando em todas as catracas. Existe a previsão de um evento teste no estádio para verificar a eficácia do sistema.
Além disso, o Vasco compromete-se a aumentar o número de câmeras de vigilância dentro e fora do estádio, algumas com acesso ao vivo por parte do centro de controle da prefeitura do Rio. Um posto do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios da PM também será instalado dentro de São Januário.
Crédito imagem: Vasco/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!