Por Athos Moura
Como parte da celebração do Dia da Consciência Negra, a CBF, em parceira com a AfricanAncestry.com, realizou um teste de DNA no atacante Vini Jr. para descobrir quais são suas raízes. A medida faz parte da campanha “Raízes de Ouro”, que segundo a CBF, é uma homenagem resiliência de todos os jogadores afrodescendentes brasileiros.
O resultado do exame de DNA será divulgado antes da partida da seleção brasileira contra o Uruguai, nesta terça-feira, em Salvador. De acordo com o exame, os ancestrais do jogador são da tribo Tikar, em Camarões.
Por conta do resultado, o jogador atuará na partida desta terça-feira com uma pequena bandeira de Camarões na sua camisa. Um filme também será exibido antes do jogo.
“Estamos honrados em revelar as raízes africanas de Vini Jr. e de sua família, celebrando sua tenacidade e grandeza, apesar das adversidades. Acreditamos que a reconexão de Vini com suas raízes africanas é um poderoso ‘ato de resistência,’ alinhado com sua defesa da justiça social dentro e fora dos campos de futebol”, disse Gina Paige, fundadora e presidente da AfricanAncestry.com.
A CBF também exibirá na fachada da sua sede, no Rio de Janeiro, a foto de Vini ao lado das bandeiras do Brasil e dos Camarões com a mensagem “Unidos pelo melhor craque do mundo”.
Crédito imagem: CBF/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo