Visto para jogar na Premier League

Com o sonho de jogar na maior e mais rentável liga do planeta, a Premier League, jogadores estrangeiros precisam impressionar não só os clubes ingleses, mas também as autoridades imigratórias britânicas.

Dentro da cota de 17 estrangeiros permitidos a jogar em cada clube da Premier League, podemos separá-los em dois grupos: os europeus (nacionais de países pertencentes à União Europeia) e os nacionais dos demais países não pertencentes à União Europeia.

Para os europeus, a questão imigratória é bem simples: eles não precisam de visto para jogar na Premier League. Isso porque eles podem livremente viver e jogar no Reino Unido.

Já o outro grupo, o dos estrangeiros não europeus (como é o caso dos brasileiros), a situação é bem mais difícil. Precisam obter um visto específico para atleta, o chamado Sportsperson Visa (Tier 2).

Para a obtenção desse visto, deve-se obedecer a um sistema de pontos (ou critérios) que leva em consideração o valor da transferência, o salário, o número de atuações para a seleção do país de origem do jogador e a posição daquele país no ranking da FIFA. Porém, um dos pontos mais importantes a ser observado é a classificação do jogador como atleta de “elite”, ou seja, aquele que é reconhecido pela Football Association (FA) como alguém que jogue no mais alto nível internacional. Um endosso da FA. Via de regra, esse visto só é concedido para os jogadores de seleção dos seus países de origem.

Outros critérios do sistema de pontos para a obtenção desse visto são:

• Oferta de um clube da Premier League;
• Conhecimento comprovado da língua inglesa (certificado básico de escola aprovada pelo governo britânico);
• Ter £945 em conta bancária por um período mínimo de 90 dias antes do pedido de visto; e
• Demonstrar o histórico de viagens internacionais pelos últimos cinco anos.

Porém, vale sempre lembrar a importância de obter aconselhamento jurídico de profissional especializado em imigração britânica antes de iniciar o pedido de visto. E, no geral, aconselhamento de advogado especializado em direito do esporte para um planejamento estratégico adequado para cada jogador.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.