O zagueiro Éder Militão foi convocado pelo Tribunal da Espanha para testemunhar como vítima após investigações descobrirem que ofensas racistas foram direcionadas ao brasileiro durante a partida entre Valencia e Real Madrid, em maio deste ano, pela temporada 2022/2023 do Campeonato Espanhol.
De acordo com jornal ‘Marca’, Militão comparecerá à Justiça Espanhola no dia 21 de novembro, juntamente do companheiro Vini Jr.
Militão, assim como fez Vini Jr. neste mês, deverá se dirigir ao Tribunal de Madri, de onde se conectará por videoconferência com o Tribunal valenciano responsável pelo caso. O juiz adotou esta decisão a pedido da LaLiga, que enviou ao tribunal uma carta na qual explica que Militão também foi alvo de insultos racistas no estádio Mestalla.
A investigação, aberta no dia 26 de maio, cita que três torcedores do Valencia foram identificados. Um pelo próprio jogador e outros dois pelo sistema de câmeras do estádio. Dois deles deram esclarecimentos em junho e um foi ouvido em julho.
A partida em questão aconteceu no dia 21 de maio, no estádio Mestalla. Torcedores do Valencia chamavam Vini Jr de macaco desde a chegada do ônibus do Real Madrid ao local. Aos 24 minutos, o atacante brasileiro foi alvo de inúmeras ofensas racistas após se envolver em uma confusão com um jogador do time da casa. O jogo chegou a ser paralisado por oito minutos.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!