Uma das franquias mais tradicionais da NFL, o Washington Redskins, anunciou nessa segunda-feira (13) que irá mudar seu logotipo e retirar o “Redskins” de seu nome, cedendo a uma exigência de seus patrocinadores e ativistas americanos que há muito o criticam como insulto racista. Batizado em 1933, quando saiu de Boston para Washington, a equipe é uma das mais antigas da NFL.
“Hoje, estamos anunciando que iremos aposentar o nome e o logotipo dos Redskins”, afirmou o comunicado oficial da franquia nas redes sociais.
A decisão de mudar o nome de uma das franquias esportivas mais valiosas do Estados Unidos, ocorre depois dos protestos antirracistas que dominaram o país nas últimas semanas e pela escolha de centenas de universidades e escolas de abandonarem nomes de equipes e mascotes com símbolos nativos americanos.
Recentemente, a FedEx (detentora do nome do estádio, FedExField), fez um anúncio público pedindo à organização para escolher um novo nome, ameaçando cortar os vínculos comerciais caso a franquia não atendesse ao pedido. Outros patrocinadores corporativos, incluindo Pepsi, Nike e Bank of America, juntaram-se ao pedido.
A franquia ainda não anunciou seu novo nome e marca, que no momento está passando por uma análise.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo