Search
Close this search box.

Zagueiro turco recebe dois jogos de suspensão por comemoração xenofóbica na Eurocopa

A UEFA aplicou dois jogos de suspensão ao zagueiro Merih Demiral, da Turquia, por conta de gestos considerados xenofóbicos na celebração do segundo gol na vitória diante da Áustria, nas oitavas de final da Eurocopa. A punição foi anunciada pela entidade nesta sexta-feira (5).

Segundo a UEFA, Demiral foi punido por “descumprir os princípios gerais de conduta, violar as regras básicas de conduta decente, usar eventos esportivos para manifestações de natureza não esportiva, e levar o esporte do futebol ao descrédito”.

O jogador reproduziu uma saudação ultranacionalista associada aos Lobos Cinzentos, grupo extremista turco também conhecido como Ulkucu. Nas redes sociais, ele publicou a imagem da comemoração com a legenda “quão feliz é aquele que diz: eu sou turco”, lema cunhado por Mustaka Kemal Ataturk, fundador da Turquia moderna.

“Eu tinha uma comemoração específica em mente, algo conectado com a minha identidade turca. Tenho muito orgulho de ser turco e senti isso profundamente após marcar”, disse Demiral após a partida.

Na comemoração, Demiral ergueu os braços e fez, com as duas mãos, um símbolo semelhante à cabeça de um lobo, gesto que representa a ideologia Ulkucu. A UEFA decidiu abrir uma investigação contra Demiral com base no artigo 31 do seu Regulamento Disciplinar.

Crédito imagem: AFP/Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.