A Global Athlete (movimento internacional dos atletas) pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Federação Mundial de Wrestling (UWW) que expulsem o Irã de seus esportes após a execução do lutador iraniano Navid Afkari no sábado (11). O caso gerou grande repercussão mundial e pressões de federações e organizações ao país para evitar a morte do lutador.
O pedido feito na conta oficial da Global Athlete no Twitter, endossou o apelo da World Players Association (WPA), associação que representa mais de 85 mil atletas, para a expulsão do Irã em todos os esportes caso o lutador fosse executado.
“Descanse em paz, Navid Afkari. Pedimos solidariedade aos atletas para exigir que o Comitê Olímpico Internacional e a UWW implementem imediatamente as sanções que expulsem o Irã do esporte mundial por esta execução hedionda”, disse a Global Athlete em sua publicação.
O lutador, de 27 anos, foi preso em agosto de 2018 juntamente de seus irmãos, sendo condenado a duas penas de morte por formar um grupo para atuar contra o regime do governo, esfaquear o segurança Hassan Torkaman e participar ativamente de protestos em Shiraz e Kazerun. A única testemunha do caso, um comerciante que estava a quilômetros do local do crime, só teria dito que Navid se parece com o suspeito do assassinato.
Os protestos foram motivados pela forte desvalorização da moeda local, o Rial, o que gerou uma forte onda de revolta e manifestações pelo país.
Navid foi condenado a duas penas de morte, seis meses de prisão e 74 chibatadas. Enquanto seus irmãos, Vahid e Habib, receberam 54 e 27 anos de prisão respectivamente, além de 74 chibatadas.
Especialistas que conversaram com o Lei em Campo disseram que era preciso que as organizações de direitos humanos e a comunidade internacional pressionassem o COI e a UWW sobre o caso.
Em nota oficial, o COI se manifestou sobre o assunto:
“Estamos devastados em saber sobre a execução do nosso colega Navid Afkari. Nos últimos dias o COI trabalhou com nosso total apoio para salvar a vida de Navid. Estamos tristes que nossos esforços e os da comunidade atlética não alcançaram o resultado desejado. Nossos pensamentos e orações estão com a família e os amigos de Navid nesse momento difícil”, diz a nota.