Álvaro Melo Filho já foi bastante (e merecidamente) homenageado aqui no Lei em Campo. Nada mais justo que recebesse aqui também, no Esporte das Letras, mais um justo reconhecimento. É dele, e de Luiz Felipe Santoro, nossa indicação da semana: “Direito do Futebol – Marcos Jurídicos e Linhas Mestras”, editado pela Quartier Latin.
Álvaro e Santoro são dois dos maiores pensadores do direito desportivo no Brasil. O encontro dessa dupla de craques para uma produção doutrinária só poderia gerar uma grande obra.
O livro aborda elementos conceituas da lex sportiva e os entrelaçamentos com o Estado, para mergulhar na construção jurídica privada do futebol.
Santoro já rendeu aqui no site homenagem ao professor Álvaro, na qual conta a ideia do livro:
“Em 2018, decidimos escrever um livro em conjunto. Cada um redigia seus capítulos e enviava para revisão e ajustes do outro. O título foi sugestão dele: “Direito do Futebol – marcos jurídicos e linhas mestras”. Nosso livro foi publicado em março de 2019, pela editora Quartier Latin, quando o professor já estava acamado e com a saúde debilitada. A dedicatória dele transcrevo aqui, pois homenageia uma guerreira, uma mulher de fibra, companheira zelosa e incansável: “À minha dedicada mulher, Naiula, Anjo Protetor de todas as horas, razão de ser de todas as vitórias conquistadas e partícipe de todos os momentos vivenciados, meu eterno carinho e amor”.
Mais uma obra indispensável na estante de todo operador ou interessado pelo direito esportivo!
Direito do Futebol – Marcos Jurídicos e Linhas Mestras
Álvaro Melo Filho e Luiz Felipe Santoro
Editora Quartier Latin
344 páginas
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo