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Flamengo eSports: Quem é a Simplicity e como funciona o licenciamento da marca do Flamengo

As denúncias feitas por jogadores e staff contra o Flamengo no final de 2021 são responsáveis pela torcida do clube exigir que a diretoria desfaça o contrato de licenciamento com a Simplicity, empresa que faz a gestão do time eSports e de influenciadores desde o final de 2019, quando a empresa Go4It deixou esse papel.

Neste artigo você encontra:

  • Quem é a Simplicity
  • Quem é Jed Kaplan
  • Como a Simplicity veio para o brasil
  • Como funciona o contrato de licenciamento entre Flamengo e Simplicity

Quem é Simplicity

A Simplicity Esports and Gaming Company é uma empresa norte-americana de capital aberto, mas por ser de pequeno porte, as suas ações são negociadas apenas no mercado de balcão. Ela se intitula uma “organização esportiva eletrônica global que capitaliza o crescimento dos esports”.

A empresa possui três produtos principais: equipes de esporte eletrônico, organização de campeonatos e “gaming centers”. Esses produtos são geridos por três subsidiárias da empresa.

A subsidiária Simplicity Esports LLC é responsável pela gestão das equipes e competições em ambiente “doméstico”, além de controlar as gaming centers da PlayLIVE.

A PlayLIVE, por sua vez, é uma subsidiária da simplicity que vende franquias de ambientes onde o público gamer pode socializar e jogar, conceito muito similar às Lan Houses que possuíamos no Brasil nos anos 2000.

Já a subsidiária Simplicity One Brasil Ltda, é a empresa subsidiária brasileira responsável pela gestão de seus produtos brasileiros, especialmente os times de esporte eletrônico e equipe de influenciadores, que carregam a marca do Flamengo.

Quem é Jed Kaplan

Conhecido no Brasil como “dono” da Simplicity por estar a frente da operação e centro da maior parte das polêmicas envolvendo o Flamengo eSports, Jed Kaplan é o presidente e um dos nove membros da mesa diretora da Simplicity.

Jed Kaplan não é um investidor estranho ao mundo esportivo. Foi o dono minoritário da equipe Iowa Energy responsável por negociar a venda da equipe para o Minnesota Timberwolves na NBA G League (liga de desenvolvimento da NBA). Atualmente também possui propriedade minoritária dos Memphis Grizzlies, Orlando City Soccer Club e Swansea City da English Championship League.

A criação da subsidiária da Simplicity no Brasil

Após a saída compulsória da Go4It da gestão do Flamengo eSports (a empresa Go4It Capital se tornou investidora da equipe europeia G2 Esports e a Riot Games proíbe que uma empresa tenha interesse econômico em mais de um clube, mesmo que de ligas diferentes), a Simplicity criou a Simplicity oNe em conjunto com a Team oNe.

A Team oNe é um clube de esportes eletrônicos fundado em 2016 presente em diversas modalidades de jogos eletrônicos e que possui espaço físico de 400 metros quadrados no Shopping D em São Paulo, que funciona como centro de treinamento e local para realização de eventos e interação com fãs e público.

A direção esportiva do Flamengo eSports permaneceria a cargo de Frederico Tannure, executivo do Clube de Regatas do Flamengo que esteve à frente do projeto de eSports desde 2017; a operação do dia a dia seria realizada pela equipe da Team oNe, inclusive com a utilização do seu espaço físico e a parte financeira ficaria a cargo da Simplicity, representada pela advogada Laila De Braga Cavalcanti Loss.

Nos relatórios que a empresa de capital aberto entrega aos seus acionistas, ela informa que a Simplicity One Brasil foi criada com 90% das quotas para a Simplicity e 10% para a Team oNe.

No entanto, apuramos que a empresa americana não possuía personalidade jurídica até agosto de 2020. Nos documentos assinados de novembro de 2019 até agosto de 2020, o CNPJ utilizado é o da Team oNe, que por sua vez nunca recebeu alterações no contrato social para inclusão de novos sócios e nem para mudar a razão social ou nome fantasia.

Esse fato indicaria um provável instrumento particular para dar segurança às partes, mas também significa que a Simplicity não foi honesta com os seus acionistas.

Uma subsidiária brasileira só passaria a existir de forma legal em agosto de 2020, quando uma empresa chamada Umanak SP Participações LTDA teve seu contrato social alterado para excluir todos os sócios originais e alterar seu nome para Simplicity oNe Brasil Comercio e Esportes Eletrônicos LTDA, com as quotas distribuídas da seguinte forma:

O uso da denominação “oNe” na razão social da empresa “criada” em 08/2020 causa estranheza, isso porque em relatório feito aos acionistas, a Simplicity afirma que em 06/2020 a participação da Team oNe já teria sido comprada:

“Em junho de 2020, enquanto a Simplicity One preparava sua inscrição inicial para comprar uma franquia da Riot Games no Campeonato Brasileiro de League of Legends, tomou conhecimento que a participação de 10% pela Team One E-Sports Ltda na Simplicitty One era uma contravenção à política da Riot Games […]. Por conta disso, a Simplicity One precisava que a Team One E-Sports abrisse mão de sua participação de 10% […]. Assim, em 22 de junho de 2020, o Sr. Kaplan entrou em um Acordo de Compra de Quota com a Team One E-Sport, na qual o Sr. Kaplan adquiriu a participação de 10% da Team One Esports por US$ 45.000 em espécie.” (Tradução nossa)

Mais recentemente, em agosto de 2021, o contrato social da empresa foi mais uma vez modificado, finalmente excluindo o “oNe” do nome da empresa, passando a se chamar Simplicity Brasil Comercio e Esportes Eletrônicos LTDA e alterando a divisão de quotas para incluir Jed Kaplan diretamente na sociedade:

Até a publicação deste artigo, não houveram novas modificações no contrato social, que devem ser esperadas em razão da saída de Frederico Tomaz Tannure da operação.

O contrato de licenciamento

O contrato de licenciamento da marca do Flamengo foi realizado em 05/11/2019 entre o Clube de Regatas do Flamengo (LICENCIADOR) e Simplicity One Brasil LTDA (LICENCIADA) com vigência entre 01/01/2020 e 31/12/2022.

O contrato inicia já apresentando os interesses por trás do próprio contrato: Simplicity quer ser licenciada para explorar as marcas e símbolos em um clube de eSports no brasil, especificamente na modalidade League of Legends, mas poderá criar times como em outras modalidades de eSports, que devem ser objeto de aprovação prévia.

No contrato, as obrigações do Flamengo são:
a) Permitir o uso de suas marcas registradas (símbolos, escudos, cores rubro negra, etc) para a exploração delas em um time de esports da modalidade League of Legends, bem como em outras modalidades de eSports, cuja criação deve ser objeto de aprovação prévia.

Observação: Durante a vigência deste contrato, a Simplicity chegou a criar times de Free Fire e Pro Evolution Soccer. Após consecutivos rebaixamentos na Liga Brasileira de Free Fire, liberou a line up e anunciou que iria interromper a participação e reavaliar a estratégia na modalidade.

  1. b) Fazer ao menos uma postagem em suas redes sociais referente aos projetos de eSports administrados pela Simplicity.
  2. c) Fazer o máximo para fornecer equipamentos esportivos e uniformes para o time de League of Legends, no entanto se os equipamentos fornecidos não forem suficientes, a Simplicity deverá custear o que faltar.

Já as obrigações da Simplicity eram muito mais numerosas:

a) Pagar 8% de todo valor adquirido a partir de Royalties e Patrocínios, além da quantia fixa de:

– R$ 170.000 em 2020

– R$ 185.000 em 2021

– R$ 200.000 em 2022

b) Gerir a equipe que ocupará a vaga no CBLOL – Campeonato Brasileiro de League of Legends pertencente ao Flamengo.

 Importante observar que o contrato foi realizado antes da transição do CBLOL para o sistema de franquias, então no contrato original a vaga pertencia ao Flamengo.

c) Remunerar todos os atletas, comissão técnica e qualquer pessoa eventualmente contratada para compor os times de esports que utilizarão a marca do Flamengo.

d) Arcar com os custos referente a viagens, alimentação, alojamento, transporte e todas outras despesas referente a treinamento ou participação em competições.

e) Arcar com os custos de qualquer processo e condenação judicial contra o Flamengo gerados por ações da Simplicity. Não há solidariedade da dívida em nenhuma circunstância.

f) Todos os times com a marca do Flamengo devem figurar entre os 60% mais bem colocados em qualquer modalidade (exceto em competições internacionais).

O contrato poderá ser desfeito caso:

a) Qualquer das obrigações não sejam cumpridas

b) For ao ar qualquer entrevista em que a Simplicity, qualquer pessoa ligada a ela ou qualquer pessoa contratada por ela traga efeitos negativos à reputação ou à imagem do Flamengo ou qualquer pessoa ligada a ela.

c) A Simplicity realize qualquer contrato de patrocinio sem o consentimento do Flamengo

d) O time de League of Legends fique posicionado abaixo do sexto lugar em qualquer competição

e) O Flamengo feche algum contrato que viole a exclusividade da Simplicity

f) Seja paga a multa de:

– Se o contrato for desfeito em 2020 = R$ 170.000 

– Se o contrato for desfeito em 2021 = R$ 185.000 ou o equivalente a 40% do balanço do contrato esperado para o restante do ano mais a multa fixa de 2020

– Se o contrato for desfeito em 2022 = R$ 200.000 ou o equivalente a 40% do balanço do contrato esperado para o restante do ano mais a multa fixa de 2021

Crédito imagem: Riot Games Brasil

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