O atacante Karim Benzema, do Real Madrid, soube nesta terça-feira (30) a data de seu julgamento no caso de Mathieu Valbuena em que é acusado de “cumplicidade na tentativa de chantagem”. O Ministério Público da França revelou que o rito acontecerá de 20 a 22 de outubro no tribunal de Versalhes. A informação foi divulgada pelo GE.
Benzema, de 33 anos, pode ser condenado em até cinco anos de prisão e receber uma multa de 75 mil euros (R$ 508 mil na cotação atual) no caso. Além do jogador merengue, outras quatro pessoas também foram acusadas de tentativa de chantagem.
O francês é acusado de ter incitado Mathieu Valbuena, de 36 anos, a pagar a chantagistas que ameaçavam tornar público um vídeo íntimo do jogador que atualmente defende o Olympiakos, da Grécia.
O principal ponto da investigação está em uma conversa de outubro de 2015 entre os dois jogadores em Clairefontaine, centro de treinamento da seleção francesa de futebol, onde Benzema disse que poderia “apresentar alguém de confiança” a Valbuena para ajudá-lo “a controlar” a possível divulgação do vídeo íntimo.
“Cuidado Math, são grandes, grandes delinquentes”, teria alertado o jogador do Real Madrid.
Em interceptações telefônicas feitas com autorização da justiça, a polícia conseguiu o registro de seis conversas entre junho e outubro de 2015. Uma das pessoas identificadas foi Karim Zenati, amigo de infância de Benzema.
A polêmica fez com que os dois jogadores não fossem mais convocados para a seleção da França. A última partida de Benzema, décimo maior artilheiro da história da seleção francesa, foi justamente no amistoso contra a Armênia, em outubro de 2015.
A Justiça determinará se a conversa representou um conselho amigo ou uma pressão criminosa.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!