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O que levou Verstappen a largar do fim do grid?

Após anos de claro domínio da Mercedes, o campeonato mundial de Fórmula 1 em 2021 nos brinda com uma disputa acirrada pelos títulos de construtores e de pilotos. O duelo Mercedes x Red Bull é personificado em Lewis Hamilton e Max Verstappen, que vêm proporcionando embates duros e polêmicos nas pistas. Já se contabilizam pelo menos duas colisões emblemáticas entre ambos – uma na Inglaterra, outra na Itália -, sendo que a última ensejou ao piloto holandês uma punição de perda de três posições no grid de largada da corrida seguinte.

A tal corrida seguinte era justamente a da Rússia, disputada no último domingo. Quem esperava que Verstappen conseguisse uma das primeiras colocações no treino classificatório e, mesmo com a referida punição, largasse entre os dez primeiros se surpreendeu: o piloto praticamente não participou da classificação, iniciando a prova na vigésima e última posição. Por quê?

Evidentemente, a opção por não completar nenhuma volta no treino foi uma decisão do piloto e de sua equipe. Mas a resposta sobre o que levou a essa tomada de decisão passa pela Lex Sportiva.

Sabe-se que nos últimos anos uma das grandes preocupações da Fórmula 1 tem sido o controle de custos por parte das equipes. Não apenas para evitar que as equipes se prejudiquem com gastos excessivos; mas também a fim de reduzir a diferença de investimento entre as equipes de ponta e aquelas com menor orçamento. Na esteira dessa preocupação, inclusive, 2021 marcou a entrada em vigor de um Regulamento Financeiro de que já tratamos aqui.

Mas mesmo antes disso, outras medidas já eram adotadas. Nesse contexto, o Regulamento Desportivo da categoria passou a estipular limitações na quantidade de unidades de potência que cada piloto pode usar ao longo de toda a temporada. Sendo ainda mais específico: atualmente, a unidade de potência de um carro de Fórmula 1 é composta por diversos elementos, tais como o motor propriamente dito, a unidade de conservação de energia, o turbocompressor, dentre outros. Conforme disposto no artigo 23.2 (a) do Regulamento Desportivo 2021, cada um desses elementos tem um limite de quantidade a ser utilizada por temporada.

A extrapolação desses limites enseja punição ao piloto: perda de posições no grid da corrida a seguir. Por exemplo, se um piloto efetua a(s) troca(s) após o treino classificatório de uma etapa, fica afetada a sua posição de largada na própria etapa.

E as sanções, previstas no artigo 23.2 (b) do Regulamento Desportivo 2021, não são leves. Na primeira vez que um elemento adicional é utilizado, o piloto perde dez posições no grid; nas próximas vezes em que aquele mesmo elemento for trocado, a punição será de perda de cinco posições no grid. Caso um piloto incorra em trocas simultâneas cujas sanções superem quinze posições, automaticamente larga em último.

Por isso Verstappen nem sequer completou uma volta rápida no treino classificatório. Foram vários aspectos coincidentes: (i) uma punição de três posições no grid a cumprir; (ii) a percepção de que o circuito de Sochi favorece as características do carro da Mercedes; e (iii) a certeza de que não seria possível terminar o campeonato sem efetuar uma troca quase completa (isto é, diversos elementos) da unidade de potência. Então a Red Bull decidiu por realizar as trocas nessa etapa, assumindo o ônus de ter seu piloto largando na última posição em uma corrida que se anunciava como desfavorável a ele[1]. Assim, a participação no treino de classificação tornava-se inócua; mesmo que fizesse o melhor tempo, o holandês largaria em último – e ainda gastaria o equipamento.

Enfim, vê-se que a disputa por títulos no automobilismo não se restringe a pisar fundo no acelerador. Por trás da busca pelas voltas mais rápidas e pelas vitórias há diversas exigências técnicas que requerem muito cuidado por parte de pilotos e equipes, além de uma boa dose de estratégia para entender o momento certo de se sujeitar a punições que se revelem inevitáveis. E, nesse ponto, devemos estar atentos ao que vem pela frente, pois a Mercedes parece ter essa difícil decisão a tomar pela frente. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

……….

[1] E que acabou por não se mostrar tão desfavorável assim: mesmo largando em último, Verstappen terminou a prova em segundo.

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