Espanha, Alemanha e agora a Inglaterra. Os agentes de futebol ingleses tiveram uma importante vitória contra a aplicação do Regulamento de Agentes de Futebol da FIFA (FFAR).
De acordo com o site ‘The Athletic’, um tribunal da Federação Inglesa de Futebol (FA) considerou que o regulamento da entidade máxima do futebol violaria a lei britânica de concorrência de 1998, após um recurso de quatro agências importantes.
Com a decisão, a FA decidiu suspender a introdução do regulamento, que prevê limitar a comissão dos agentes para intermediações de transferências.
O que prevê o Regulamento de Agentes de Futebol da FIFA?
Após o período de transição iniciado em 9 de janeiro de 2023, entrou plenamente em vigor a partir de 1º de outubro, o Regulamento de Agentes de Futebol da FIFA (FFAR).
Dentre as principais novidades trazidas pelo novo regulamento da entidade máxima do futebol podemos destacar:
(i) introdução de um limite máximo para as comissões dos novos Agentes FIFA;
(ii) proibição de representação múltipla para evitar conflitos de interesses;
(iii) criação da Câmara de Agentes, do Tribunal do Futebol; e
(iv) implementação de um sistema de licenciamento obrigatório e a volta dos exames de qualificação.
A obrigatoriedade da licença foi validada pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) no dia 24 de julho. A Associação de Agentes de Futebol Profissional (PROFAA) havia entrado com um recurso contra a exigência do documento, mas o tribunal indeferiu o pedido.
Clique aqui e confira mais detalhadamente os principais trechos do Regulamento.
Crédito imagem: FIFA
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!